PoliciaPorto Velho

FALAESCUTA: Vereadora Ellis Regina vai propor criação do plantão psicológico nas escolas municipais

Compartilhe agora

A vereadora Ellis Regina (Podemos) vai protocolar nos próximos dias na Câmara Municipal o Projeto “Falaescuta”, que vai disponibilizar nas escolas municipais um serviço de escuta qualificada psicológica a estudantes vítimas de bullying, preconceito e outros tipos de sofrimento psíquico.


“O plantão psicológico terá cunho emergencial e também tem finalidade de acolhimento. Atualmente, o adolescente em fase escolar tem enfrentado muitas situações de conflito, o que interfere diretamente em suas relações sociais e em seu aprendizado. Precisamos olhar essa fase com mais carinho”, disse a vereadora.
A minuta do projeto do Plantão Psicológico “Falaescuta” foi elaborada por duas psicólogas: Joana da Silva Moreira e Meire Marta Correia maranha, que estiveram no gabinete com a vereadora, explicando os objetivos da proposta e seus impactos positivos no acompanhamento do jovem em idade escolar.
Segundo elas, o Plantão psicológico tem sido cada fez mais uma ferramenta de extrema importância. “Nem todo mundo que procura um serviço psicológico quer ou precisa de psicoteriapia. Talvez o que eles precisem seja um contato verdadeiro e acolhedor para aquele momento”, sintetiza as psicólogas na minuta do projeto.
Além da questão do bullying e do proconceito, o projeto também vai dar atenção psicológica a estudantes com outros problemas emocionais como auto lesão, violência, ideação suicida, falta de motivação e questão de gênero. São problemas muito presentes na vida moderna do jovem na sociedade atual.

Fonte: Assessoria


Compartilhe agora