Home / Brasil / A necropolítica de Bolsonaro é perversa para com os pobres, Diz Samuel Costa
Últimas Notícias

A necropolítica de Bolsonaro é perversa para com os pobres, Diz Samuel Costa

Compartilhe agora

PERVERSO – Retirada do DPVAT é a prova do ódio de Jair Bolsonaro aos pobres em todo o Brasil

Samuel Costa em entrevista à Rádio Rio Madeira 105.9FM em Porto Velho

Assinado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, o fim da cobertura pelo seguro DPVAT para todos os brasileiros que sofrem acidentes de trânsito a partir do dia 01 de janeiro de 2020, trouxe a tona a perversidade desse atual Governo Federal, principalmente quando o assunto é precarizar a vida do cidadão mais pobre.

Jair Messias Bolsonaro assinou medida provisória que suspende o DPVAT a partir de 1º de janeiro de 2020

O seguro DPVAT é uma daquelas coisas que é bom saber que temos, porém, desejamos nunca precisar Também conhecido como “seguro obrigatório” ele cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

Maldade

Sem o DPVAT, o cidadão brasileiro que sofrer qualquer espécie de acidente envolvendo veiculo automotor estará sozinho, terá de arcar com suas despesas médicas ou então recorrer aos hospitais cobertos pelo SUS, que notoriamente não atende de forma digna a população brasileira.

Esse é mais um passo do presidente Bolsonaro e sua equipe liberalista avançando sobre a retirada dos direitos dos mais pobres, tudo na intenção de enricar mais ainda os donos do capital, nesse caso em questão as seguradoras, que agora venderão seguros privados para quem pode pagar pelo serviço.

Para o professor, jornalista e ativista politico, Samuel Costa, o grande problema está na maldade nessa medida de Bolsonaro que vem agindo como uma sanha absurda no intento de retirar direitos de trabalhadores e prejudicar essas pessoas, que terão suas vidas colocadas em risco sem o devido seguro.

“O presidente Jair Messias Bolsonaro demonstra uma espécie de obsessão em retirar direitos da população que mais precisa dos serviços públicos e amparo das políticas públicas. Essa do DPVAT agora é mais uma estupidez sem limites. Bolsonaro é um serial killer de direitos do povo mais humilde”, disse Samuel Costa.

DPVAT não é IPVA

Utilizando-se constantemente dos meandros da desinformação, apoiadores do presidente Bolsonaro anda espalhando na rede que essa medida é boa, já que reduz um gasto dos motoristas brasileiros no momento de renovação de seus documentos veiculares, criando uma intencional confusão sobre o que é DPVAT e IPVA.

O DPVAT se faz necessários pelas causas elencadas acima, principalmente porque serve como uma garantia para quem vive diariamente no trânsito. Seus recursos servem para indenizações de acidentados e são repassados em parte para a utilização em hospitais públicos em todo o país.

Já o Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores – IPVA é uma taxa paga ao Estado sobre a propriedade de veículos automotores e incide sobre a propriedade de veículos, uma espécie de tributo em relação ao preço do carro comprado pelo cidadão. Ela permanece.

Fonte: EuIdeal


Compartilhe agora

Notícias Relacionadas

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*